segunda-feira, 6 de julho de 2009

A Voz da Razão

Não insultem
Um grupo de matemáticos espanhóis e franceses foi convidado a pronunciar-se sobre os nossos exames nacionais da especialidade. Ficaram aterrados: a coisa, segundo eles, não se destina a seres humanos na posse das suas faculdades; destina-se ao sr. Forrest Gump e respectiva descendência.
Verdade que, na opinião dos sábios, o cenário em Espanha e em França não é muito melhor, prova de que o romantismo educacional não é apenas um produto lusitano. O que talvez só seja um produto lusitano é ouvir os próprios alunos a confessar espanto perante a facilidade dos exercícios. Se a farsa continua, desconfio que ainda veremos as nossas crianças perfeitamente indignadas e até violentas com o nível da exigência praticado. O que se compreende. No fundo, no fundo, quem gosta de ser insultado?
João Pereira Coutinho, in Correio da Manhã

É a realidade a que temos direito. Senão como é que apareciam os números bonitos que são apresentados à OCDE e outros Organismos internacionais. O que é preciso é ficar bem na fotografia, nem que seja à custa do futuro dos nossos jovens. Daqui a uns anos temos as empresas a recusar licenciados neste período, como aconteceu no período pós PREC! Só que estes estão agora no Governo... com os resultados que todos conhecemos!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário