quarta-feira, 15 de abril de 2009

Os piratas da Somália

No ano de 2009, falar de piratas parece um anacronismo disparatado. Bandeiras negras com caveiras, palas num dos olhos e barcos que se lançam à abordagem parecem saídos de filmes de Hollywood. No entanto, eles existem.
Nas costas da Somália, há grupos de piratas que lançam o temor. E, claro, como sempre os Ocidentais fizeram, há que lançar uma ‘caça aos piratas’, igual a muitas outras feitas ao longo da História por espanhóis, ingleses, franceses, holandeses e até portugueses. Agora, na luta contra os piratas, há também os inevitáveis americanos, russos e chineses. É a ONU inteira contra um bando de maltrapilhos.
Eu gosto de piratas. Dos antigos, como o Barbarussa, dos imaginários, como o Erol Flynn ou o Jack Sparrow, ou dos actuais, os somalis. Há neles um lado aventureiro, contra o sistema, com que simpatizo. Além disso, os piratas têm códigos de honra próprios, e certas regras de cavalheirismo. Sim, é verdade que são doidos por dinheiro, mas quem estiver livre desse pecado que atire a primeira pedra. Contudo, não são bárbaros nem assassinos sem escrúpulos. Num mundo habituado a terroristas ‘kamikaze’ que atiram aviões contra prédios; ou a bombistas que se fazem explodir em autocarros, é difícil considerar os piratas da Somália como bárbaros. Até agora, não mataram ninguém e limitam-se a tomar de assaltos barcos e a pedir resgates. Pago o dinheiro, devolvem os barquitos e as pessoas, como cavalheiros simpáticos que são.
Fiquei por isso espantado quando me dei conta do processo de diabolização dos piratas em curso. O mundo Ocidental já os elegeu como o próximo alvo. O capitão América, Barack Obama, disse que é preciso "lutar contra eles". Ao mesmo tempo que lançava a sua nova política externa, toda ela cheia de "compreensão pelos outros" e de salamaleques aos iranianos, aos russos, ao Hamas e aos israelitas, precisava de encontrar um novo inimigo, e os piratas vieram mesmo a calhar. Em vez de castigar piratas bem mais nocivos ao mundo, como banqueiros irresponsáveis ou políticos facínoras, a América e o Mundo preparam-se para arrasar com os bandos anárquicos da Somália. Obviamente era preciso alguém que pagasse as favas da crise económica mundial, e que, agora que já acabou o Eixo do Mal, fosse eleito como as novas Forças do Mal. Enquanto os verdadeiros piratas do mundo se vão escapar sem punição, os pobres piratas da Somália vão levar nas ventas.
Domingos Amaral - "Correio da Manhã"

1 comentário:

  1. Não concordo com essa treta de código de honra de piratas. Bandidos são bandidos e devem ser tratados como tal e não a fingir, como andam, há anos, a fazer com o B Laden.De acordo com a imprensa norte-americana, o Exército está a elaborar planos para bombardear as instalações e infra-estruturas utilizadas pelos piratas na costa da Somália, concentradas sobretudo na região de Putland.Só com uma lição séria... talvez aprendam, mas que esta situação foi muito oportuna, lá isso foi !!!

    ResponderEliminar